segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Educação Ambiental em Unidade de Conservação


Encerramos ontem o III Módulo do Curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas que tratou de Metodologias e Práticas de Educação Ambiental em Unidade de Conservação. A ministrante, Simone Mamede, enfatizou a importância da cooperação e sinergia nas ações de Educação Ambiental: “fazer educação ambiental é congregar os diferentes olhares, aptidões e os diversos saberes científicos, técnicos, populares ou tradicionais, pois só dessa forma podemos tecer a teia de conhecimentos que qualifiquem as ações no meio, quer sejam entre seres humanos ou entre estes e outras formas de vida, e promovam sustentabilidade socioambiental no contexto territorial”. A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do SNUC – ENCEA também foi apresentada ao grupo como instrumento a fortalecer as ações em EA em Unidade de Conservação.

Os futuros monitores ambientais, além de aulas teóricas, participaram de várias vivências orientadas com o intuito de tornar dinâmicas e interativas as aulas, mas principalmente de agregar e fixar conhecimento, interagir com elementos da natureza e fortalecer a colaboração em grupo. O jogo Trilha do Conhecimento, um dos mais marcantes desse módulo associou criatividade, cooperação, interpretação ambiental, conhecimento local do Parque Nacional das Emas, além de possibilitar resgate de informações e conteúdos ministrados nos módulos anteriores, numa tentativa de vivenciar a filosofia do “tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora-misturado”.

Colaboraram no módulo as biólogas Cintia Possas (Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) e Cássia Teixeira (Educadora) e a administradora de empresas Rosimeri Brendle (Instituto 5 Elementos), todas educadoras ambientais. O diretor do Parque, Marcos Cunha (ICMBio), também esteve presente e explicou como é feita atualmente a operacionalização das visitas ao Parque Nacional das Emas.

O próximo módulo previsto para 12, 13 e 14 de novembro abordará o Cooperativismo na Organização do Ecoturismo. As inscrições já estão abertas.
Ministrante do curso, Simone Mamede. Foto: Nébias Silva

Prática de Educação Ambiental

Momento Cultural "Joel e sua gaita"
Música "Despedida"


Conclusão de missão da atividade Trilha do Conhecimento (Equipe Amarela)
"Saímos ao mundo tentando convencer, que o Cerrado devemos proteger!
 Vaaaaaaaai Emas!!"
 

World Café
Grito de Paz do Cerrado

Grito de Paz do Cerrado
Grito de Paz do Cerrado
Missão cumprida!!!


Leituras e registros

Reflexões sobre as relações sociais

Construindo o Mapa Conceitual de Educação Ambiental

Reflexões sobre elementos do Mapa conceitual

Pensamentos, questionamentos, desconstruções e reconstrução

Somos um...

Reconstruindo o Mapa Conceitual da Educação Ambiental

Análise do Mapa Conceitual da EA

Reconstruindo o Mapa Conceitual no Coletivo

Teia dos Saberes na Educação Ambiental
Construção coletiva do mapa conceitual da Educação Ambiental

Todos somos um...

4 comentários:

  1. Obrigada a todos por mais essa etapa de conhecimento, pode ter certeza que vocês todos estão fazendo uma grande diferença na minha vida...
    Vamos nos ver no próximo módulo... abraços a todos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos: instrutores, alunos e colaboradores... O curso está fluindo muito bem... Aguardo ansiosamente ao próximo módulo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. música despedida, uma canção escoteira,( bem cedo junto ao fogo tornaremos a nos ver ...)

    ResponderExcluir
  4. Grazi,
    “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”
    Charles Chaplin

    ResponderExcluir