sexta-feira, 29 de junho de 2012

Integrantes do Instituto Mamede participam do Movimento Bicicletada Nacional para a Rio +20 e Cúpula dos Povos

Bicicletada para um mundo mais sustentável
Na jornada  de Conselheiro Lafaiete-MG ao Rio de Janeiro (Cidade Maravilhosa) entre os dias 09 e 15 de junho de 2012, estiveram presentes no Bicicletada Nacional para a Rio + 20 a equipe do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Rede de Educação Ambiental do Cerrado – REACERRADO/ Rede de Educação Ambiental  do MS – REAMS,  Coletivo Jovem Kairós de Meio Ambiente e Comitê Sul-Mato-Grossense para a Rio +20 e Cúpula dos Povos que tiveram a importante missão de levar o tratado da Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis em todas as Cidades que percorremos nesta trajetória.
 Além do tratado de Educação Ambiental os educadores ambientais levaram pelas escolas e parques das cidades, oficinas de capoeira e meio ambiente, oficinas de origami, stencil, jogos ecológicos e vários diálogos intergeracionais, tendo como elo interlocutor a bicicleta, este foi o veículo de aproximação e integração entre todos os atores. 
Além de percorrer muitos quilômetros no meio de transporte não poluente os educadores ambientais tiveram a missão de fazer com e não para as comunidades, numa integração holística, harmônica, integradora entre diversas culturas e gerações.
 No percurso as paisagens do Cerrado e Mata Atlântica, dois grandes hotspots brasileiros de grande riqueza e biodiversidade, belezas cênicas inspiradoras  que apontavam a importância de busca incansável de alternativas  mais sustentáveis para o  país de maior megadiversidade que é o Brasil.
O movimento bicicletada conseguiu reunir em pouco tempo pessoas que sonham por um mundo mais justo e harmônico, pessoas dos mais diversos cantos do Brasil que tomam atitude nesta busca de um mundo melhor. Pessoas que  praticam e articulam, seja em nível local, regional, nacional ou global, por meio de ações norteadoras para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável, que propõem projetos e  planos mais sustentáveis para os cidadãos e para as diversas formas de vida.
Percurso entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, 2012

Com estudantes de Três Rios no estado do Rio de Janeiro

Pedal na Estrada Rumo à Petrópolis

Oficina de Origami

Oficinas no Parque de Três Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário