segunda-feira, 7 de outubro de 2013

I Avistar MS, 04 a 06 de outubro/2013: ObserZen, obserAves, obserVida, ObserSimples!

Propor o I Avistar MS foi um desafio e isto aconteceu em 2011 durante o 7º Avistar Brasil. Parecia um sonho distante. Agregamos outras pessoas ao sonho e ele aconteceu, virou realidade, produziu delírio!
Aconteceu de forma mágica e surpreendente. Foram dias intensos marcados com muita alegria, surpresas, presentes, sorrisos, abraços, dinamismo, enfim: momentos de felicidade plena. Pergunta-se: como falar de passarinho pode fazer tão bem às pessoas e ao mundo, em todas as suas conexões e dimensões? Simples: porque falamos de vida! Vida que nos rodeia, vida que invade a nossa e nos enche de mais vida. Sim, porque no final de tudo o ser humano está em busca apenas de vida.
Avistar MS 2013: Museu das Culturas Dom Bosco, Parque das Nações Indígenas, Campo Grande - MS. Foto: Dani Juchneski

Abertura Avistar MS 2013
O cardápio que tinha como menus: educação ambiental, turismo de observação de aves e de vida silvestre, fotografia, formação, conservação e arte. 
Mas foi além de simples abordagens, promovemos INCLUSÃO: inclusão do esporte (Bike birding), inclusão de sequestro de carbono, inclusão social, inclusão de pessoas cheias de vontade de aprender e compartilhar. O Avistar Kids que contou com várias atividades interativas cativou crianças de todas as idades.
Bike birding



Agir em, e a favor da coletividade, eis o sucesso em tempos históricos, e mais do que nunca, nos atuais. Mérito? De todos, absolutamente.

Se tudo conspirou positivamente? Sim, e o que não conspirou os amigos e parceiros deram um jeito para que o transtorno fosse logo superado.


Saldo do I Avistar MS:
Avistamento de aves em liberdade, de pessoas com as aves, de pessoas pelas aves, de aves com pessoas e nas pessoas, enfim: pessoas + aves + árvores + plantas + terra + energia positiva x alegria x entrega x encantamento x dedicação coletiva/compartilhamentos = vida! Qualidade de vida!



A lição que fica? As Aves são lindas, coloridas, produzem sons maravilhosos e representam simples, mas eficiente atalho para muitas conquistas! Sensação que não quer passar? êxtase! Sentimento? Gratidão!
Ainda que o formato seguiu o Avistar Brasil, evento nacional, vale ressaltar as inovações: Bike birding, Exposição de arte, Oficina Jardim de beija-flores, Oficina de origamis de aves, Ciranda de bem-te-vi e muitas intervenções artísticas entre uma palestra e outra.

O evento foi coroado com o lançamento da Campanha para a Eleição da Ave-símbolo de Campo Grande e com o Show de Maria Claudia e Marcos Mendes, Alzira Spíndola e Almir Sater!




As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis:
Elas desejam ser olhadas de azul -
Que nem uma criança que você olha de ave. Manoel de Barros


Participe conosco do II Avistar MS 2014!

















Um comentário:

  1. Show, show, show de evento, parabéns a todos os organizadores e participantes do I Avistar-MS.

    ResponderExcluir