quinta-feira, 24 de outubro de 2013

IV Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Ambiente do Mato Grosso do Sul




O que aconteceu de 21 a 23 de outubro/2013 em Campo Grande-MS?

Poderíamos dizer que aconteceu a IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Mas, o que presenciamos durante esses três dias foi muito mais profundo que a complexidade e intensidade de uma Conferência. 

O que vimos foi um momento de celebração ao meio ambiente e à vida. Uma enorme entrega do ser ao meio onde vive, um retrato de amor, compaixão, integração e serenidade em atitudes simples e que traduzem o desejo por um mundo melhor.
Foram três dias de vivências, práticas e prosas com bases teóricas como: A carta da Terra, Paz como se Faz, Protagonismo Juvenil, Arte Fanzine, Danças circulares, Tereré Filosófico, Banda Ecológica da Fronteira, Educomunicação com seus mais diversos instrumentos, Mídias sociais, Permacultura e tantas outras ações integrativas e que fortaleceram o momento que marcou a história da juventude do Mato Grosso do Sul.

Jovens (estudantes de 10 a 14 anos) e jovens Kairós (Professores, educadores, orientadores) representantes de 76 municípios do Mato Grosso do Sul imersos conosco em plena sintonia e conexão. Fazer "com" e não "para" a comunidade foi lema bastante exercitado nesses dias.
Sabemos que a mudança para um novo mundo já começou e estamos no meio de um redemoinho de renovações. Como isso aconteceu??? Com a liberdade do Jovem Kairós que existe dentro de cada um de nós.

Ehhh.... Já começou... E não tardou... E agregou... E agradou!!!

Um comentário:

  1. Que lindo relato. Gratidão por dividirem comigo esses lindos dias!

    ResponderExcluir