sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Curso Biologia de Campo



 
A ideia do curso Biologia de Campo para Licenciatura partiu da necessidade em contribuir para tornar efetiva a ponte entre ciência e educação, fazendo com que os educandos sob a responsabilidade desses educadores recebam formação plena não apenas em ensino formal, mas em cidadania. Assim, o curso de Biologia de Campo oferecido pelo Instituto Mamede é direcionado para acadêmicos de biologia ou biólogos já formados que atuam na licenciatura.  O mesmo tem como objetivo aprimorar as práticas/técnicas de campo em associação ao ensino de ciências e biologia, sem ignorar, contudo, o contexto social em que os sujeitos (educador e educando) estão inseridos. 
Vivenciar em campo os conteúdos teoricamente aprendidos durante a graduação concorre para a melhoria da compreensão, da abordagem, da interação com o educando, da práxis educativa e do ensino de ciências propriamente dito. Além disso, é uma forma de identificar e estimular o cidadão cientista que existe em cada estudante, de modo a tornar a biologia, uma ciência mais humanizada e cada vez mais cidadã. Por vários motivos, o acadêmico de biologia não dispõe, muitas vezes, de acessibilidade e oportunidade para vivenciar aulas de campo durante a graduação, o que acaba prejudicando sua atuação enquanto professor-educador.  
Dessa forma, o curso visa ensinar a ensinar em campo, contribuindo para que os professores do ensino fundamental e médio construam e usem técnicas de campo como ferramentas de ensino de ciências e biologia. Como se poderia dizer é o: conhecer, vivenciar, para amar e ensinar e ensinar amando. 
 O curso Biologia de Campo realizado pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental teve sua primeira edição  nas férias de julho de 2015 na região da RPPN Vale do Bugio, Corguinho/MS - Base de Campo do Instituto Mamede. Em sua segunda edição o curso será na RPPN Acurizal - Base de Campo do IHP.  Nesta segunda edição o Instituto Mamede conta com a parceria do Instituto Homem Pantaneiro e apoio do WWF Brasil.

O curso foi uma experiência realmente mágica, a oportunidade de ter mestres ali a cada minuto do dia,onde o aprendizado vinha não somente das aulas, mas até de uma simples refeição em grupo, é inexplicável. Sou grata ao Instituto não só pelo aprendizado, mas por tudo que eu cresci lá, foi amor!
 (Amanda Borges, aluna de licenciatura em Biologia, UFMS - Curso Realizado em Julho de 2015 na Base de Campo do Instituto Mamede)

A sabedoria e o conhecimento se realiza pela vivência e essa interação foi promovida pelo Curso de Biologia de Campo entre o meio ambiente e os indivíduos de diferentes espécies que ali estavam.
(Marta Melo, aluna de mestrado em Meio Ambiente, UNIDERP - Curso de Campo, julho de 2015)
 
"O Curso de Biologia de Campo - julho/2015 foi conduzido de maneira dinâmica e agradável. A Simone, a Maristela e o(a)s Palestrantes, demonstraram conhecimento, profissionalismo e cuidado ao trazer as informações, prezando pelo entendimento de todo o grupo. Além disso, seus gestos de carinho, atenção e delicadeza fez-me perceber o quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e como são bem-vindas as suas ações. Portanto, a melhor maneira de expressar meus agradecimentos pelos belos e prazerosos momentos de muito aprendizado, é dizendo que desfrutei plenamente e recomendo a todos que amam a Natureza e queiram aprender mais sobre ela. Muito Obrigada ao Instituto Mamede e suas responsáveis!"
(Sônia da Conceição, profa. de Biologia da rede pública de ensino, MS) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário